Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14450
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo sobre a percepção dos moradores de uma área de ocupação irregular, no município de Angra dos Reis, RJ, a respeito das arboviroses dengue, Zika e Chikungunya
Author(s)/Inventor(s): Costa, Humberto Sávio Nóbrega da
Advisor: Souza, Rita de Cássia Santos de
Abstract: Os assentamentos irregulares constituem um desafio ao desenvolvimento das cidades, apresentando um cenário de carência dos serviços públicos e políticas que gerenciem o uso e a ocupação do solo. Como consequência, observa-se impactos ambientais relacionados à circulação de doenças e a proliferação dos seus vetores, como, por exemplo, o Aedes aegypti. Sabendo que a circulação dessas doenças está relacionada à forma como o ser humano intervém no meio e aos hábitos cotidianos, estudos que busquem relacionar os fatores sociais e ambientais com a re-emergência dessas arboviroses fornecem importantes subsídios que norteiam o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as necessidades reais da população. Partindo desse princípio, o presente estudo busca analisar a percepção dos moradores de uma área de assentamento irregular, na região do Bracuí, Angra dos Reis, RJ, a respeito das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya. Busca-se, assim, através de um estudo de caso, reforçar a importância da compreensão das relações entre a natureza e a sociedade para o direcionamento de políticas públicas. Essa região, em particular o bairro Itinga, é resultado de um processo de invasão e grilagem potencializado na década de 90, onde essas ocupações tornaram-se cada vez mais expressivas e trouxeram consigo problemas relacionados ao uso inadequado do solo, riscos ambientais e a precariedade nos serviços públicos prestados à comunidade. Em 2016 um Diagnóstico Ambiental Participativo foi desenvolvido no bairro, o qual forneceu importantes dados sobre as condições ambientais e a qualidade de vida da população. O presente estudo consiste em uma pesquisa qualitativa relacionada as arboviroses, suas formas de transmissão e as ações preventivas a partir da percepção dos moradores. Diante disso, verifica-se que o conhecimento prévio dos moradores entrevistados a respeito dessas doenças está relacionado tanto as informações transmitidas pelas campanhas sanitárias difundidas pelos veículos midiáticos, como aquelas que circulam através da interação entre a população. Observou-se que os moradores entrevistados possuem métodos naturais para o controle dessas doenças e apontam, também, os principais problemas que estão relacionados a proliferação do vetor na comunidade. Conclui-se, assim, que essa percepção deve ser valorizada na elaboração de projetos relacionados não só ao combate das doenças estudadas, mas a promoção de saúde em todos os seus âmbitos.
Keywords: Meio ambiente
Saúde pública
Dengue
Zika vírus
Vírus Chikungunya
Política de saúde
Participação comunitária
Angra dos Reis (RJ)
Environment
Public health
Zika virus
Chikungunya virus
Health policy
Community participation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COSTA, Humberto Sávio Nóbrega da. Um estudo sobre a percepção dos moradores de uma área de ocupação irregular, no município de Angra dos Reis, RJ, a respeito das arboviroses dengue, Zika e Chikungunya. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HSNCosta.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.