Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14450
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um estudo sobre a percepção dos moradores de uma área de ocupação irregular, no município de Angra dos Reis, RJ, a respeito das arboviroses dengue, Zika e Chikungunya
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Humberto Sávio Nóbrega da
Orientador: Souza, Rita de Cássia Santos de
Resumo: Os assentamentos irregulares constituem um desafio ao desenvolvimento das cidades, apresentando um cenário de carência dos serviços públicos e políticas que gerenciem o uso e a ocupação do solo. Como consequência, observa-se impactos ambientais relacionados à circulação de doenças e a proliferação dos seus vetores, como, por exemplo, o Aedes aegypti. Sabendo que a circulação dessas doenças está relacionada à forma como o ser humano intervém no meio e aos hábitos cotidianos, estudos que busquem relacionar os fatores sociais e ambientais com a re-emergência dessas arboviroses fornecem importantes subsídios que norteiam o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as necessidades reais da população. Partindo desse princípio, o presente estudo busca analisar a percepção dos moradores de uma área de assentamento irregular, na região do Bracuí, Angra dos Reis, RJ, a respeito das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya. Busca-se, assim, através de um estudo de caso, reforçar a importância da compreensão das relações entre a natureza e a sociedade para o direcionamento de políticas públicas. Essa região, em particular o bairro Itinga, é resultado de um processo de invasão e grilagem potencializado na década de 90, onde essas ocupações tornaram-se cada vez mais expressivas e trouxeram consigo problemas relacionados ao uso inadequado do solo, riscos ambientais e a precariedade nos serviços públicos prestados à comunidade. Em 2016 um Diagnóstico Ambiental Participativo foi desenvolvido no bairro, o qual forneceu importantes dados sobre as condições ambientais e a qualidade de vida da população. O presente estudo consiste em uma pesquisa qualitativa relacionada as arboviroses, suas formas de transmissão e as ações preventivas a partir da percepção dos moradores. Diante disso, verifica-se que o conhecimento prévio dos moradores entrevistados a respeito dessas doenças está relacionado tanto as informações transmitidas pelas campanhas sanitárias difundidas pelos veículos midiáticos, como aquelas que circulam através da interação entre a população. Observou-se que os moradores entrevistados possuem métodos naturais para o controle dessas doenças e apontam, também, os principais problemas que estão relacionados a proliferação do vetor na comunidade. Conclui-se, assim, que essa percepção deve ser valorizada na elaboração de projetos relacionados não só ao combate das doenças estudadas, mas a promoção de saúde em todos os seus âmbitos.
Palavras-chave: Meio ambiente
Saúde pública
Dengue
Zika vírus
Vírus Chikungunya
Política de saúde
Participação comunitária
Angra dos Reis (RJ)
Environment
Public health
Zika virus
Chikungunya virus
Health policy
Community participation
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Humberto Sávio Nóbrega da. Um estudo sobre a percepção dos moradores de uma área de ocupação irregular, no município de Angra dos Reis, RJ, a respeito das arboviroses dengue, Zika e Chikungunya. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSNCosta.pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.