Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14456
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Os livros didáticos de ciências e as questões associadas à interação homem/natureza, com ênfase na ordem Chiroptera (Mammalia) |
Author(s)/Inventor(s): | Vantil, Soraya Vieira |
Advisor: | Guedes, Patrícia Gonçalves |
Abstract: | O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), juntamente com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, seleciona e qualifica os livros didáticos inscritos no programa através do qual, escolas de todo o Brasil podem escolher os livros didáticos (LD) que serão utilizados em suas unidades. No que diz respeito aos livros de Ciências e Biologia, há esforços permanentes de colaboração para a sua atualização, seja através das suas edições revisadas, ou de análises externas de seus conteúdos. No que diz respeito à Zoologia, mais especificamente à Ordem Chiroptera (Mammalia), o conteúdo não possui abordagem clara sobre as questões ambientais que relacionam morcegos ao homem e demais seres vivos. A fim de analisar como o tema “Morcegos” é tratado nos livros didáticos no PNLD, foram avaliadas 86 obras, que se distribuem em 16 coleções de livros, abrangendo do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Cada um dos livros foi analisado seguindo um formulário e observações sobre como o tema era tratado foram anotadas. Dos livros analisados, 31 continham citações aos quirópteros, dos quais apenas dois apresentavam conceitos errôneos / inadequados. Os temas associados a essas citações, com maior frequência, foram: mamíferos (N=9), meio ambiente (N=8), reprodução vegetal e polinização (N=6), hábitos dos morcegos (N=5), estruturas homólogas e análogas (N=2), seres vivos (N=2), importância da luz (N=1) e o ser humano (N=1). Outras questões são discutidas pelo presente estudo, a fim de melhorar o tratamento dado ao tema nos LD. A abordagem correta ao tema é relevante para a formação do cidadão, pois abrange os conhecimentos prévios culturais e sociais, que neste contexto tratam dos mitos sobre os morcegos, que são apresentados de forma superficial ou não citados na Educação Básica. Os esforços dos autores, dos Livros Didáticos, em preparar um material de qualidade e atrativo para as escolas se confrontam com a vivência diária, muitas vezes precária, entre professor e aluno, o que remete uma deficiência nos métodos e na qualidade de ensino no Brasil. |
Keywords: | Livro didático Educação ambiental Políticas públicas Zoologia Mamíferos Morcegos |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA |
Production unit: | Instituto de Biologia |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 23-Nov-2016 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | VANTIL, Soraya Vieira. Os livros didáticos de ciências e as questões associadas à interação homem/natureza, com ênfase na ordem Chiroptera (Mammalia). Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SVVantil.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.