Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14461
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do desempenho financeiro de empresas brasileiras do setor de varejo no período de 2008 a 2018
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Anderson Emanuel do Nascimento
Orientador: Marques, Jose Augusto Veiga da Costa
Resumo: O objetivo do trabalho é evidenciar os resultados da análise da situação financeira de empresas de capital aberto do setor de varejo, a partir da utilização do Modelo Fleuriet no período de 2008 a 2018, frente aos cenários econômicos vividos em cada ano. Um total de onze empresas atenderam a este requisito. O estudo se classifica como descritivo, a partir do Modelo Fleuriet, busca investigar e descrever as correlações de desempenho financeiro e cenário econômico. Os resultados evidenciam que na maioria das situações analisadas, as empresas sofreram influência do cenário econômico. No entanto, por gestão adequada, muitas conseguiram mitigar seus efeitos negativos e apresentaram bom desempenho mesmo durante o cenário de crise econômica, como foram os casos das empresas Arezzo e Grazziotin. Por outro lado, empresas que no cenário de crescimento econômico não apresentaram um bom desempenho, com a instalação da crise econômica não conseguiram reverter a situação financeira, o que aconteceu com o Grupo Pão de Açúcar – GPA e a Inbrands. Já analisando o conjunto de empresas, não foi identificado um padrão setorial versus os cenários econômicos vividos, devendo ser destacado que significativo número de empresas, que na fase de crise econômica apresentaram um bom desempenho, com a mudança de cenário para retomada do crescimento, tiveram suas classificações de situação financeira rebaixada, isto é, não conseguiram aproveitar a oportunidade propiciada pela recuperação econômica, tal fato ocorreu com as empresas Marisa e Via Varejo.
Palavras-chave: Administração financeira
Desempenho organizacional
Varejo
Política econômica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: COSTA, Anderson Emanuel do Nascimento. Avaliação do desempenho financeiro de empresas brasileiras do setor de varejo no período de 2008 a 2018. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AENCosta.pdf386.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.