Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14488
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: IFRS 15: um estudo sobre os impactos da norma IFRS 15- Pronunciamento CPC 47 no setor de construção civil e de incorporação imobiliária
Author(s)/Inventor(s): Paes, Lucas Rosado
Advisor: Szuster, Natan
Abstract: Adotada no Brasil a partir de 1 de janeiro de 2018, a norma IFRS 15 aplicada no Brasil através do Pronunciamento CPC 47 tem como objetivo definir o critério para o reconhecimento da receita. A norma tem gerado bastantes discussões sobre sua aplicação no setor imobiliário, principalmente sobre o momento do reconhecimento da receita. A receita que é um fator muito importante para a tomada de decisões nas companhias, como também um valor fundamental na análise de balanços, já que é utilizada para o cálculo de importantes índices financeiros. Este trabalho buscou entender o impacto da aplicação do IFRS 15 nas empresas do setor de incorporação imobiliária analisando o resultado da aplicação em uma empresa do setor, a MRV Engenharia e Participações S.A., nas demonstrações contábeis de 2018. Além disso, o trabalho buscou também entender, qual seria o impacto da aplicação do IFRS 15 nas demonstrações contábeis, se fosse aplicado o entendimento do IFRIC sobre a consulta efetuada pelo CPC, referente ao reconhecimento da receita nos contratos de incorporação, utilizando o índice financeiro EBITIDA para compreender melhor o resultado. A metodologia de pesquisa utilizada foi uma pesquisa descritiva com caráter exploratório, utilizada tanto a análise qualitativa, quanto quantitativa, através de uma pesquisa documental. A conclusão da pesquisa foi que a norma gerou impactos nas divulgações contábeis, como também geraria um grande impacto se fosse aplicada a orientação do IFRIC, para reconhecer a receita de unidades imobiliárias não finalizadas.
Keywords: Construção civil
Incorporação imobiliária
Demonstração financeira
Padrões e normas contábeis
Contabilidade de empresas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PAES, Lucas Rosado. IFRS 15: um estudo sobre os impactos da norma IFRS 15- Pronunciamento CPC 47 no setor de construção civil e de incorporação imobiliária. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LRPaes.pdf2.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.