Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14491
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Procura-se aquelas veredas: levantamento de plantas que estão desaparecendo no bairro Padre Miguel e arredores – Rio de Janeiro - RJ
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Vera Moreira
Advisor: Tavares, Eliana Schwartz
Abstract: A dizimação da flora nativa é mais evidente nas cidades urbanas, por causa do acelerado processo de comércio e industrialização. Além disso, a transmissão de costumes e conhecimentos sobre o uso de plantas nessas áreas vem diminuindo com o passar do tempo, principalmente entre os jovens. Como estudos etnobotânicos são importantes no resgate e na valorização do conhecimento tradicional, este trabalho visa reduzir a perda cultural a partir do levantamento de plantas que estão desaparecendo nos últimos anos e que os moradores de Padre Miguel e arredores sentem falta. Outro objetivo é contribuir na conservação e disseminação do conhecimento popular dessas plantas entre os mais jovens. Para tal a autora propôs a 140 estudantes da rede pública de ensino a entrevistarem moradores deste bairro com 60 anos ou mais sobre tema, a pesquisarem uma imagem do nome popular da planta e depois confirmarem se a mesma corresponde com mencionada pelo entrevistado. Após a aplicação, registro, processamento e análise dos dados coletados, as plantas foram identificadas com auxílio do site Flora Brasil e de especialistas da UFRJ. 100 pessoas foram entrevistadas e 71,4% dos estudantes concluíram toda a proposta. 105 nomes populares e suas respectivas imagens foram arquivados. Das 38 famílias identificadas, a Asteraceae e Araceae foram as mais representativas. A samambaia, dormideira, comigo-ninguém-pode, dália e babosa foram as plantas que os moradores mais sentiram falta. De acordo com o padrão de respostas foram elaboradas categorias de significados culturais sendo as mais relevantes as referentes à afetividade, ao ambiente agradável, aos usos ornamental, medicinal e alimentar. Como resultado a autora conseguiu mobilizar os alunos e os moradores, proporcionando um maior interesse e integração entre as duas gerações. Também este trabalho contribui para construir um ensino-aprendizagem mais significativo e interdisciplinar, bem como a importância da afetividade nesse processo. Futuramente estes resultados podem conduzir outras ações educativas, como a devolução dessas plantas aos respectivos entrevistados, bem como propor uma maior discussão em prol de uma cultura mais sustentável e ecológica.
Keywords: Etnobotânica
Ensino fundamental
Ensino médio
Plantas em extinção
Padre Miguel (RJ)
Ethnobotany
Elementary School
High school
Endangered species
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::FITOGEOGRAFIA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Vera Moreira. Procura-se aquelas veredas: levantamento de plantas que estão desaparecendo no bairro Padre Miguel e arredores – Rio de Janeiro - RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VMGonçalves.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.