Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14532
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo de viabilidade técnica e econômica da produção de poliácido lático a partir de melaço de cana-de-açúcar de forma integrada à indústria açucareira
Author(s)/Inventor(s): Barcellos, Renato Malbar Musiello
Pacheco, André Luiz Teixeira de Araújo
Advisor: Oroski, Fábio de Almeida
Abstract: A crescente conscientização ambiental na sociedade, em empresas e governos cria oportunidades para o desenvolvimento de soluções à problemática dos plásticos, incluindo a redução do uso, a reciclagem e os bioplásticos. O poliácido lático (PLA), produzido a partir do ácido lático, é um termoplástico que apresenta diversas propriedades comparáveis às dos plásticos de origem fóssil e possui potencial de aplicação em diversas áreas, além de ser biodegradável em condições de compostagem industrial. Em 2019, a produção mundial de PLA chegou a mais de 290 mil toneladas. Todavia, não há produção local do polímero e o mercado no Brasil é insignificante. No entanto, é relevante a experiência brasileira com rotas fermentativas, inclusive do ácido lático, além da grande disponibilidade de matérias-primas. Neste trabalho, objetiva-se avaliar a viabilidade técnico-econômica de produção de PLA no Brasil a partir de melaço em processo integrado a uma planta de produção de açúcar, em direção a um modelo de biorrefinaria. A rota de obtenção do ácido lático consiste em processo de fermentação com produção de gesso, e a polimerização do PLA é feita via abertura de anel.  A avaliação do mercado de PLA apresentou projeções de crescimento global, principalmente nos setores de embalagem, têxtil e automobilístico. Em contrapartida, o mercado brasileiro se revelou muito limitado.  A localização da planta foi determinada preliminarmente como o estado de São Paulo, por possui a maior concentração de produtores de açúcar, portos para a exportação e setores de transformados plásticos. No cenário base, chegou-se a um valor de VPL igual a R$ 198 020 088,43, com TIR igual a 13,52%. As análises de sensibilidade mostraram que desvios entre 10% e 15% dos valores inicialmente utilizados para preço de venda, investimento e fator de localização podem inviabilizar o projeto. Para um cenário em que a perda de receita de melaço é contabilizada, o projeto torna-se muito menos atraente, com TIR de apenas 6,32%. O possível tempo necessário para desenvolvimento de mercado no país é fator desestimulador para o projeto. Assim, as incertezas do modelo de produção proposto, aliadas às limitações mercadológicas brasileiras, levam a conclusão de que os riscos do projeto se apresentam muito elevados para a realização nos moldes estabelecidos nesse trabalho. 
Keywords: Ácido Lático
Melaço
Termoplástico
Avaliação econômica
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Jun-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARCELLOS, Renato Malbar Musiello; PACHECO, André Luiz Teixeira de Araújo. Estudo de viabilidade técnica e econômica da produção de poliácido lático a partir de melaço de cana-de-açúcar de forma integrada à indústria açucareira. 2021. 124 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMMBarcellos.pdf923.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.