Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14532
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo de viabilidade técnica e econômica da produção de poliácido lático a partir de melaço de cana-de-açúcar de forma integrada à indústria açucareira
Autor(es)/Inventor(es): Barcellos, Renato Malbar Musiello
Pacheco, André Luiz Teixeira de Araújo
Orientador: Oroski, Fábio de Almeida
Resumo: A crescente conscientização ambiental na sociedade, em empresas e governos cria oportunidades para o desenvolvimento de soluções à problemática dos plásticos, incluindo a redução do uso, a reciclagem e os bioplásticos. O poliácido lático (PLA), produzido a partir do ácido lático, é um termoplástico que apresenta diversas propriedades comparáveis às dos plásticos de origem fóssil e possui potencial de aplicação em diversas áreas, além de ser biodegradável em condições de compostagem industrial. Em 2019, a produção mundial de PLA chegou a mais de 290 mil toneladas. Todavia, não há produção local do polímero e o mercado no Brasil é insignificante. No entanto, é relevante a experiência brasileira com rotas fermentativas, inclusive do ácido lático, além da grande disponibilidade de matérias-primas. Neste trabalho, objetiva-se avaliar a viabilidade técnico-econômica de produção de PLA no Brasil a partir de melaço em processo integrado a uma planta de produção de açúcar, em direção a um modelo de biorrefinaria. A rota de obtenção do ácido lático consiste em processo de fermentação com produção de gesso, e a polimerização do PLA é feita via abertura de anel.  A avaliação do mercado de PLA apresentou projeções de crescimento global, principalmente nos setores de embalagem, têxtil e automobilístico. Em contrapartida, o mercado brasileiro se revelou muito limitado.  A localização da planta foi determinada preliminarmente como o estado de São Paulo, por possui a maior concentração de produtores de açúcar, portos para a exportação e setores de transformados plásticos. No cenário base, chegou-se a um valor de VPL igual a R$ 198 020 088,43, com TIR igual a 13,52%. As análises de sensibilidade mostraram que desvios entre 10% e 15% dos valores inicialmente utilizados para preço de venda, investimento e fator de localização podem inviabilizar o projeto. Para um cenário em que a perda de receita de melaço é contabilizada, o projeto torna-se muito menos atraente, com TIR de apenas 6,32%. O possível tempo necessário para desenvolvimento de mercado no país é fator desestimulador para o projeto. Assim, as incertezas do modelo de produção proposto, aliadas às limitações mercadológicas brasileiras, levam a conclusão de que os riscos do projeto se apresentam muito elevados para a realização nos moldes estabelecidos nesse trabalho. 
Palavras-chave: Ácido Lático
Melaço
Termoplástico
Avaliação econômica
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::AVALIACAO DE PROJETOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARCELLOS, Renato Malbar Musiello; PACHECO, André Luiz Teixeira de Araújo. Estudo de viabilidade técnica e econômica da produção de poliácido lático a partir de melaço de cana-de-açúcar de forma integrada à indústria açucareira. 2021. 124 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMMBarcellos.pdf923.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.