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dc.contributor.advisorSiqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.authorPaz, Fernando Rios da-
dc.date.accessioned2021-07-15T13:36:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPAZ, Fernando Rios da. Educação financeira segundo área de atuação: uma relação entre colaboradores técnicos e administrativo. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14537-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectPlanejamento orçamentáriopt_BR
dc.subjectEndividamentopt_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.titleEducação financeira segundo área de atuação: uma relação entre colaboradores técnicos e administrativopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho concentra-se em analisar a saúde financeira dos funcionários de uma distribuidora de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro a partir da sua área de atuação e função dentro da empresa. Objetivo principal deste trabalho é expor a necessidade de uma boa gestão financeira nas famílias brasileiras e o grau de importância da presença de uma educação financeira desde cedo pode ser primordial para crescimento e desenvolvimento não só do indivíduo quanto do próprio mercado. O estudo aponta que a inclusão da educação financeira nos currículos escolares é uma forma de garantir maior planejamento orçamentário, principalmente de pessoas que não têm acesso à educação superior ou viés financeiro no seu ambiente de trabalho. A fim de explorar e evidenciar a carência do contato com a gestão financeira familiar e pessoal, foram entrevistados 30 (trinta) funcionários do setor elétrico, sendo 15 (quinze) técnicos de campos e (15) técnicos administrativos entre 20 e 30 anos. Mediante análise dos questionários, foi possível identificar a dificuldade de gestão financeira pessoal daqueles que não tiveram contato e/ou não trabalham com finanças e áreas afins.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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