Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14537
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Educação financeira segundo área de atuação: uma relação entre colaboradores técnicos e administrativo |
Autor(es)/Inventor(es): | Paz, Fernando Rios da |
Orientador: | Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de |
Resumo: | O presente trabalho concentra-se em analisar a saúde financeira dos funcionários de uma distribuidora de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro a partir da sua área de atuação e função dentro da empresa. Objetivo principal deste trabalho é expor a necessidade de uma boa gestão financeira nas famílias brasileiras e o grau de importância da presença de uma educação financeira desde cedo pode ser primordial para crescimento e desenvolvimento não só do indivíduo quanto do próprio mercado. O estudo aponta que a inclusão da educação financeira nos currículos escolares é uma forma de garantir maior planejamento orçamentário, principalmente de pessoas que não têm acesso à educação superior ou viés financeiro no seu ambiente de trabalho. A fim de explorar e evidenciar a carência do contato com a gestão financeira familiar e pessoal, foram entrevistados 30 (trinta) funcionários do setor elétrico, sendo 15 (quinze) técnicos de campos e (15) técnicos administrativos entre 20 e 30 anos. Mediante análise dos questionários, foi possível identificar a dificuldade de gestão financeira pessoal daqueles que não tiveram contato e/ou não trabalham com finanças e áreas afins. |
Palavras-chave: | Educação financeira Planejamento orçamentário Endividamento Consumismo Financial literacy Consumption |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PAZ, Fernando Rios da. Educação financeira segundo área de atuação: uma relação entre colaboradores técnicos e administrativo. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRPaz.pdf | 276.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.