Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14547
Tipo: Tese
Título: A apódexis herodotiana: um modo de dizer o passado
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Tatiana Oliveira
Orientador: Pessanha, Nely Maria
Resumo: “Esta é apódexis historíes de Heródoto de Halicarnasso”. Este dito, com o qual se iniciam as Histórias de Heródoto, legou ao Ocidente não apenas o nome que resume a atividade de pesquisa do Historiador, a historíe, mas também um nome que vem a designar o modo de organização e de exposição de todo o vasto material por ele recolhido e repensado: a apódexis. Esta Tese tematiza este conceito, observando, desde seu emprego no proêmio das Histórias, os matizes por ele assumidos ao longo da obra e também o grau de permanência de sua significação em outros textos de prosa, mormente em escritos epidíticos. Da relação de convergência entre apóde(i)xis e epíde(i)xis, o trabalho sugere a consideração da perspectiva da performance do texto de Heródoto, apoiando-se em referências textuais que indiciam a existência de uma prática de apresentação corrente na Grécia antiga a partir do V século. A apódexis herodotiana se afigura como um modo de dizer o tempo, o espaço, os povos e seus nómoi, e também como um modo de reelaborar as narrativas do passado e interpretar o presente.
Resumo: “This is apodexis histories of Herodotus from Halicarnassus”. This saying, opening Herodotus’ Histories, has transmitted to the western culture not only the word epitomizing the research activity of the Historian, the historie, but also the one denoting how all the large amount of the material the had collected and pondered is organized and exhibited: the apodexis. The present dissertation thematizes this latter concept and observes the nuances it assumes in the course of Herodotus’ work, as well as its relative constancy of signification in other prose texts, mainly epideictic writings. As a result from the relationship of convergence between apode(i)xis and epide(i)xis, the present work suggests to consider the performance perspective of Herodotus’ text, based on textual evidence pointing to the existence of a display practice the circulating in Ancient Greece from 5 century onwards. Herodotus’ apodexis figures as a way of telling time, space, people and their nomoi, and also as a way of reelaborating the narratives from the past and interpretating the present.
Palavras-chave: Heródoto
Crítica e interpretação
Linguagem
Análise do discurso
Grécia
Historiografia
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS CLASSICAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Tatiana Oliveira. A apódexis herodotiana: um modo de dizer o passado. 2010. 179 f. Tese (Doutorado em Letras Clássicas) - Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Letras Clássicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Tatiana.pdf983.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.