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http://hdl.handle.net/11422/14563
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Oliveira, Alberto de | - |
dc.contributor.author | Silva, Yane Rosa Pacheco da | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-16T15:52:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14563 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Setor público | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental como instrumento facilitador do desenvolvimento de ações sustentáveis no setor público | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8075270856419961 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pinheiro, Alan Brum | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0210764162547296 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva Junior, Luis Regis Coli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8558431781309590 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é mostrar como a Educação Ambiental pode ser aplicada como uma ferramenta de fomento à gestão ambiental, notadamente por meio de atividades práticas em órgãos públicos. Com o aumento dos desastres ambientais as questões ambientais estão cada vez mais em evidência, estimulando a sociedade buscar novas formas de preservar o meio ambiente. Em termos metodológicos, analisou a experiência prática do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Verificou dados do referido órgão relativos às ações de Educação Ambiental entre 2005 e 2020. A partir da análise de dados foi possível descobrir que nem todas as ações da Educação Ambiental precisam necessariamente ser ações que requerem um grande investimento pessoal e financeiro. Identificou que pequenas ações do dia a dia já trazem grandes benefícios para o órgão público, até mesmo benefícios financeiros, com a economia de materiais. Um dos principais desafios é esperar por esses benefícios, pois na maioria das vezes, são benefícios que só aparecem a longo prazo. Enfim, esse estudo mostrou que é viável a realização de forma eficiente ações de Educação Ambiental na gestão ambiental num órgão público, podendo ser considerado como uma forma de exemplo para outros órgãos públicos e até mesmo empresas privadas e a sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social |
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