Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14563
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A educação ambiental como instrumento facilitador do desenvolvimento de ações sustentáveis no setor público
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Yane Rosa Pacheco da
Orientador: Oliveira, Alberto de
Resumo: O objetivo desse trabalho é mostrar como a Educação Ambiental pode ser aplicada como uma ferramenta de fomento à gestão ambiental, notadamente por meio de atividades práticas em órgãos públicos. Com o aumento dos desastres ambientais as questões ambientais estão cada vez mais em evidência, estimulando a sociedade buscar novas formas de preservar o meio ambiente. Em termos metodológicos, analisou a experiência prática do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Verificou dados do referido órgão relativos às ações de Educação Ambiental entre 2005 e 2020. A partir da análise de dados foi possível descobrir que nem todas as ações da Educação Ambiental precisam necessariamente ser ações que requerem um grande investimento pessoal e financeiro. Identificou que pequenas ações do dia a dia já trazem grandes benefícios para o órgão público, até mesmo benefícios financeiros, com a economia de materiais. Um dos principais desafios é esperar por esses benefícios, pois na maioria das vezes, são benefícios que só aparecem a longo prazo. Enfim, esse estudo mostrou que é viável a realização de forma eficiente ações de Educação Ambiental na gestão ambiental num órgão público, podendo ser considerado como uma forma de exemplo para outros órgãos públicos e até mesmo empresas privadas e a sociedade.
Palavras-chave: Educação ambiental
Setor público
Sustentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::METODOS E TECNICAS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 4-Mar-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YRPSilva.pdf507.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.