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dc.contributor.advisorWerneck, Jorge de Lacerda-
dc.contributor.authorCarvalho, Hugo Mariano de-
dc.date.accessioned2021-07-19T17:28:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, Hugo Mariano de. Finanças comportamentais: o perfil de risco de investidor de alunos de graduação em Administração de uma universidade pública federal. 2019. [45] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14574-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectSistema Financeiro Nacionalpt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: o perfil de risco de investidor de alunos de graduação em Administração de uma universidade pública federalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8899552988585519pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Alexis Cavichini Teixeira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104649154993809pt_BR
dc.description.resumoDesde quando o ser humano raciocinou sobre suas atividades de geração e alocação de recursos, a ideia de produção, risco e retorno nos envolvem, de forma a procurar e garantir que os recursos necessários à sobrevivência, e consumo, estarão lá no dia de amanhã. A pesquisa aqui gerada, buscou, por meio de uma abordagem referencial atravessando o Sistema Financeiro Nacional e as principais modalidades de investimentos praticadas no Brasil estabelecer relações de vantagens e desvantagens, ou comodidade e risco. Nessa significância, o presente estudo vem procurar estabelecer e analisar relações comportamentais e educacionais de âmbito financeiro, juntamente às características demográficas, entre os estudantes de graduação em Administração, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em contraste com uma amostra coletada em um curso de especialização em finanças, ministrado pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD), chamado Jovens Profissionais – Formação em Finanças. O estudo abordou tais dados quantitativamente e permitiu, através de uma análise descritiva, estabelecer conclusões sobre os dados de ambas amostras, sobretudo no que diz respeito ao planejamento, à percepção e a atividade já realizada pelos estudantes aqui observados. Ao fim, identificou-se algumas potencialidades e fraquezas de cada amostra, na procura de traçar, para pesquisas futuras, questionamentos e curiosidades sobre os hábitos e a educação financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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