Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14574
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Finanças comportamentais: o perfil de risco de investidor de alunos de graduação em Administração de uma universidade pública federal
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Hugo Mariano de
Orientador: Werneck, Jorge de Lacerda
Resumo: Desde quando o ser humano raciocinou sobre suas atividades de geração e alocação de recursos, a ideia de produção, risco e retorno nos envolvem, de forma a procurar e garantir que os recursos necessários à sobrevivência, e consumo, estarão lá no dia de amanhã. A pesquisa aqui gerada, buscou, por meio de uma abordagem referencial atravessando o Sistema Financeiro Nacional e as principais modalidades de investimentos praticadas no Brasil estabelecer relações de vantagens e desvantagens, ou comodidade e risco. Nessa significância, o presente estudo vem procurar estabelecer e analisar relações comportamentais e educacionais de âmbito financeiro, juntamente às características demográficas, entre os estudantes de graduação em Administração, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em contraste com uma amostra coletada em um curso de especialização em finanças, ministrado pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD), chamado Jovens Profissionais – Formação em Finanças. O estudo abordou tais dados quantitativamente e permitiu, através de uma análise descritiva, estabelecer conclusões sobre os dados de ambas amostras, sobretudo no que diz respeito ao planejamento, à percepção e a atividade já realizada pelos estudantes aqui observados. Ao fim, identificou-se algumas potencialidades e fraquezas de cada amostra, na procura de traçar, para pesquisas futuras, questionamentos e curiosidades sobre os hábitos e a educação financeira.
Palavras-chave: Finanças comportamentais
Educação financeira
Sistema Financeiro Nacional
Investimentos
Ensino superior
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Hugo Mariano de. Finanças comportamentais: o perfil de risco de investidor de alunos de graduação em Administração de uma universidade pública federal. 2019. [45] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HMCarvalho.pdf295.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.