Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14586
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia | - |
dc.contributor.author | Martins, Ilana Maria Bittencourt | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T22:17:47Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Ilana Maria Bittencourt. Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e as escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14586 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2974793513488242 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de | - |
dc.contributor.referee2 | Reis, Graça Regina Franco da Silva | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a potência das práticas educativas em uma unidade escolar localizada no bairro de Jardim América, Rio de Janeiro. Início a pesquisa apresentando as motivações para a pesquisa, partindo de uma escrita autobiográfica. Em seguida, trago uma breve história do Carnaval, do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, das escolas de samba mirins e do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Como perspectiva metodológica optei pela pesquisa narrativa (CONNELLY & CLANDININ), pelo uso de imagens como narrativas (ALVES & OLIVEIRA) e pela pesquisa com os cotidianos (ALVES & OLIVEIRA). Entendo as narrativas como fontes de conhecimento que potencializam a pesquisa a partir das experiências e das trocas que são perpassadas nos cotidianos das escolas e no carnaval. Apresento as redes que são tecidas no CIEP Municipalizado Graciliano Ramos com o GRCESM Corações Unidos do CIEP, experimentadas durante as visitas na escola, as conversas com os praticantespensantes da pesquisa, a participação no Baile de carnaval da unidade Escolar, nos ensaios para o desfile e no desfile em si. Entendendo o carnaval como um espaço importante de formação sendo entrelaçado com a cultura, contexto histórico e movimento educador, a pesquisa tem como objetivo geral, tecer outros olhares sobre os processos educativos, partindo das narrativas e dos cotidianos dos espaço-tempo das escolas e do carnaval, elencando as práticas e táticas que são desenvolvidas com a escola. Concluo o texto apresentando a Pedagogia do Carnaval, elencando as reflexões tecidas a partir das muitas práticas educativas vivenciadas durante a pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IMartins.pdf | 3.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.