Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14586
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escola |
Autor(es)/Inventor(es): | Martins, Ilana Maria Bittencourt |
Orientador: | Baroni, Patrícia |
Resumo: | Este trabalho investiga a potência das práticas educativas em uma unidade escolar localizada no bairro de Jardim América, Rio de Janeiro. Início a pesquisa apresentando as motivações para a pesquisa, partindo de uma escrita autobiográfica. Em seguida, trago uma breve história do Carnaval, do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, das escolas de samba mirins e do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Como perspectiva metodológica optei pela pesquisa narrativa (CONNELLY & CLANDININ), pelo uso de imagens como narrativas (ALVES & OLIVEIRA) e pela pesquisa com os cotidianos (ALVES & OLIVEIRA). Entendo as narrativas como fontes de conhecimento que potencializam a pesquisa a partir das experiências e das trocas que são perpassadas nos cotidianos das escolas e no carnaval. Apresento as redes que são tecidas no CIEP Municipalizado Graciliano Ramos com o GRCESM Corações Unidos do CIEP, experimentadas durante as visitas na escola, as conversas com os praticantespensantes da pesquisa, a participação no Baile de carnaval da unidade Escolar, nos ensaios para o desfile e no desfile em si. Entendendo o carnaval como um espaço importante de formação sendo entrelaçado com a cultura, contexto histórico e movimento educador, a pesquisa tem como objetivo geral, tecer outros olhares sobre os processos educativos, partindo das narrativas e dos cotidianos dos espaço-tempo das escolas e do carnaval, elencando as práticas e táticas que são desenvolvidas com a escola. Concluo o texto apresentando a Pedagogia do Carnaval, elencando as reflexões tecidas a partir das muitas práticas educativas vivenciadas durante a pesquisa. |
Palavras-chave: | Carnaval Escolas Cotidiano escolar |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 4-Nov-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MARTINS, Ilana Maria Bittencourt. Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e as escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IMartins.pdf | 3.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.