Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14587
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gawryszewski, Bruno | - |
dc.contributor.author | Santana, Isabela | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-20T22:23:19Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Isabela. A educação profissional no Brasil: uma análise histórica de suas reformas (1942-2017). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14587 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | A educação profissional no Brasil: uma análise histórica de suas reformas (1942-2017) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Jucinato de Sequeira | - |
dc.contributor.referee2 | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o estabelecimento e evolução da Educação Profissional no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, nossa análise busca entender a evolução da educação profissional brasileira, especificamente a partir de dois momentos importantes aos rumos da modalidade: as reformas popularmente conhecidas, como Capanema do ano de 1942 e do Ensino Médio de 2017. Interessa-nos formar uma discussão do contexto histórico em que as reformas educacionais foram propostas, a fim de possuir substrato para a compreensão dos temas, além de uma análise das políticas educacionais brasileiras vigentes para o ensino médio, nas respectivas conjunturas históricas das reformas. Ademais, buscamos compreender em que medida há congruências ou diferenças em relação à perspectiva formativa da força de trabalho dentro das reformas e seus impactos nos modelos vigentes da Educação Profissional brasileira e na vida dos que buscam esse meio de qualificação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISantana.pdf | 329.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.