Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14587
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGawryszewski, Bruno-
dc.contributor.authorSantana, Isabela-
dc.date.accessioned2021-07-20T22:23:19Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:59Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.citationSANTANA, Isabela. A educação profissional no Brasil: uma análise histórica de suas reformas (1942-2017). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14587-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA educação profissional no Brasil: uma análise histórica de suas reformas (1942-2017)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Jucinato de Sequeira-
dc.contributor.referee2Moehlecke, Sabrina-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o estabelecimento e evolução da Educação Profissional no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, nossa análise busca entender a evolução da educação profissional brasileira, especificamente a partir de dois momentos importantes aos rumos da modalidade: as reformas popularmente conhecidas, como Capanema do ano de 1942 e do Ensino Médio de 2017. Interessa-nos formar uma discussão do contexto histórico em que as reformas educacionais foram propostas, a fim de possuir substrato para a compreensão dos temas, além de uma análise das políticas educacionais brasileiras vigentes para o ensino médio, nas respectivas conjunturas históricas das reformas. Ademais, buscamos compreender em que medida há congruências ou diferenças em relação à perspectiva formativa da força de trabalho dentro das reformas e seus impactos nos modelos vigentes da Educação Profissional brasileira e na vida dos que buscam esse meio de qualificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISantana.pdf329.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.