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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A educação profissional no Brasil: uma análise histórica de suas reformas (1942-2017)
Autor(es)/Inventor(es): Santana, Isabela
Orientador: Gawryszewski, Bruno
Resumo: O presente trabalho analisa o estabelecimento e evolução da Educação Profissional no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, nossa análise busca entender a evolução da educação profissional brasileira, especificamente a partir de dois momentos importantes aos rumos da modalidade: as reformas popularmente conhecidas, como Capanema do ano de 1942 e do Ensino Médio de 2017. Interessa-nos formar uma discussão do contexto histórico em que as reformas educacionais foram propostas, a fim de possuir substrato para a compreensão dos temas, além de uma análise das políticas educacionais brasileiras vigentes para o ensino médio, nas respectivas conjunturas históricas das reformas. Ademais, buscamos compreender em que medida há congruências ou diferenças em relação à perspectiva formativa da força de trabalho dentro das reformas e seus impactos nos modelos vigentes da Educação Profissional brasileira e na vida dos que buscam esse meio de qualificação.
Palavras-chave: Ensino profissional e técnico
Reforma do ensino
Ensino médio
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jul-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTANA, Isabela. A educação profissional no Brasil: uma análise histórica de suas reformas (1942-2017). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
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