Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14625
Tipo: Livro
Título: Serviço social e residências em saúde: desafios em tempos de pandemia
Outras contribuições: Passos, Rachel Gouveia
Trindade, Andreia de Albuquerque
Garcia, Dayanna Henrique Gomes
Passos, Vanessa Barreto Corrêa
Resumo: A presente coletânea apresenta o resultado de um trabalho que vem sendo realizado ao longo de uma década e protagonizado pelo Serviço Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUFCC), Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis (HESFA), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e Instituto de Psiquiatria (IPUB), tendo a contribuição da Escola de Serviço Social com a participação de diferentes docentes nesse período. Torna-se fundamental sinalizarmos que essa coletânea representa um esforço coletivo de apostar na formação no/pelo SUS, principalmente, com o desfinancimento e desmonte que vem ocorrendo. O livro, com dez capítulos, apresenta, nos quatro primeiros, a análise da relação do contexto atual de pandemia mundial e seus impactos no trabalho e formação das/os residentes. E, em um segundo bloco, dispõe de uma diversidade de assuntos relacionados à experiência das residências multiprofissionais: a relação entre teoria e prática, a dimensão técnica-operativa do trabalho, o lugar da preceptoria, bem como temas ausentes. Por fim, a excelente entrevista com as professoras Maria Magdala Vasconcelos e Ludmila Fontenele Cavalcanti, com as quais podemos conhecer a trajetória da Residência Multiprofissional, especialmente na ESS/UFRJ.
Resumo: Unavailable.
Palavras-chave: Saúde pública
COVID-19
Epidemias
Public health
Epidemics
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA SAUDE
Unidade produtora: Escola de Serviço Social
Editora: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9786588579077
Citação: PASSOS, Rachel Gouveia; TRINDADE, Andreia de Albuquerque; GARCIA, Dayanna Henrique Gomes; PASSOS, Vanessa Barreto Corrêa (org.). Serviço social e residências em saúde: desafios em tempos de pandemia. Rio de Janeiro: UFRJ, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Serviço Social, 2021. E-book.
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RGPassos.pdf1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.