Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14631
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dc.contributor.advisorSilva, Sergio Luiz Baptista da-
dc.contributor.authorSilva, Ketellyn Aparecida Maciel da-
dc.date.accessioned2021-07-23T15:37:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:00Z-
dc.date.issued2020-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Ketellyn Aparecida Maciel da. Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14631-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBissexualidadept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectMonossexismopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleBissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Lima, Maria Jacqueline Girão Soares de-
dc.description.resumoA bissexualidade tem sido historicamente apagada por não se encaixar no binário da heterossexualidade/homossexualidade (LEWIS, 2012), com o apagamento sendo refletido também na falta de literatura sobre a bissexualidade e especialmente sobre bissexualidade na escola. Além disso, o preconceito contra bissexuais ainda é presente tanto na sociedade como no âmbito escolar, afetando diretamente os estudantes. Dessa forma, essa monografia tem como objetivo analisar porque ocorre o apagamento da bissexualidade na escola, compreendendo também a bissexualidade com suas mudanças históricas, a estrutura monossexista que causa o preconceito contra bissexuais e apresentar possíveis medidas para aumentar a visibilidade da bissexualidade na escola. Para fazer essa análise, tenho como referencial Butler (1990), Eisner (2013), Lewis (2012) e Louro (2018). A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, com levantamento sobre a literatura brasileira sobre bissexualidade e análise de 10 artigos em inglês do jornal acadêmico ​Journal of Bisexuality sobre bissexualidade na escola. Como resultado, a literatura internacional aponta que a estrutura monossexista resulta em um espaço escolar em que os estudantes não se sentem seguros, sofrem violência e têm sua sexualidade deslegitimada, sendo necessário que discussões sobre bissexualidade seja incluída no currículo e os professores estejam preparados para discuti-la, criando um espaço seguro para estudantes bissexuais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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