Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14631
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Ketellyn Aparecida Maciel da |
Orientador: | Silva, Sergio Luiz Baptista da |
Resumo: | A bissexualidade tem sido historicamente apagada por não se encaixar no binário da heterossexualidade/homossexualidade (LEWIS, 2012), com o apagamento sendo refletido também na falta de literatura sobre a bissexualidade e especialmente sobre bissexualidade na escola. Além disso, o preconceito contra bissexuais ainda é presente tanto na sociedade como no âmbito escolar, afetando diretamente os estudantes. Dessa forma, essa monografia tem como objetivo analisar porque ocorre o apagamento da bissexualidade na escola, compreendendo também a bissexualidade com suas mudanças históricas, a estrutura monossexista que causa o preconceito contra bissexuais e apresentar possíveis medidas para aumentar a visibilidade da bissexualidade na escola. Para fazer essa análise, tenho como referencial Butler (1990), Eisner (2013), Lewis (2012) e Louro (2018). A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, com levantamento sobre a literatura brasileira sobre bissexualidade e análise de 10 artigos em inglês do jornal acadêmico Journal of Bisexuality sobre bissexualidade na escola. Como resultado, a literatura internacional aponta que a estrutura monossexista resulta em um espaço escolar em que os estudantes não se sentem seguros, sofrem violência e têm sua sexualidade deslegitimada, sendo necessário que discussões sobre bissexualidade seja incluída no currículo e os professores estejam preparados para discuti-la, criando um espaço seguro para estudantes bissexuais. |
Palavras-chave: | Bissexualidade Estudantes Monossexismo Sexualidade |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 8-Set-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Ketellyn Aparecida Maciel da. Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KSilva.pdf | 436.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.