Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14631
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ketellyn Aparecida Maciel da
Orientador: Silva, Sergio Luiz Baptista da
Resumo: A bissexualidade tem sido historicamente apagada por não se encaixar no binário da heterossexualidade/homossexualidade (LEWIS, 2012), com o apagamento sendo refletido também na falta de literatura sobre a bissexualidade e especialmente sobre bissexualidade na escola. Além disso, o preconceito contra bissexuais ainda é presente tanto na sociedade como no âmbito escolar, afetando diretamente os estudantes. Dessa forma, essa monografia tem como objetivo analisar porque ocorre o apagamento da bissexualidade na escola, compreendendo também a bissexualidade com suas mudanças históricas, a estrutura monossexista que causa o preconceito contra bissexuais e apresentar possíveis medidas para aumentar a visibilidade da bissexualidade na escola. Para fazer essa análise, tenho como referencial Butler (1990), Eisner (2013), Lewis (2012) e Louro (2018). A metodologia utilizada é de pesquisa bibliográfica, com levantamento sobre a literatura brasileira sobre bissexualidade e análise de 10 artigos em inglês do jornal acadêmico ​Journal of Bisexuality sobre bissexualidade na escola. Como resultado, a literatura internacional aponta que a estrutura monossexista resulta em um espaço escolar em que os estudantes não se sentem seguros, sofrem violência e têm sua sexualidade deslegitimada, sendo necessário que discussões sobre bissexualidade seja incluída no currículo e os professores estejam preparados para discuti-la, criando um espaço seguro para estudantes bissexuais.
Palavras-chave: Bissexualidade
Estudantes
Monossexismo
Sexualidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Set-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Ketellyn Aparecida Maciel da. Bissexualidade no âmbito escolar: uma análise sobre apagamento e monossexismo. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KSilva.pdf436.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.