Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14634
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.authorGonzaga, Maria Lemos dos Santos Alves-
dc.date.accessioned2021-07-23T16:09:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:01Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationGONZAGA, Maria Lemos dos Santos Alves. Diálogos entre educação infantil e ensino fundamental: práticas de uma turma de primeiro ano. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14634-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleDiálogos entre educação infantil e ensino fundamental: práticas de uma turma de primeiro anopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Corsino, Patrícia-
dc.contributor.referee2Baroni, Patrícia Raquel-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo trazer reflexões sobre a experiência da autora em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, em diálogo com reflexões proporcionadas pela sua vivência no mesmo período em uma turma de educação infantil. Com base na observação da sua própria prática como estagiária com as turmas, a autora traça um diálogo entre os dois segmentos numa perspectiva de pesquisa com abordagem qualitativa. A experiência de acompanhar o cotidiano dos dois segmentos ao mesmo tempo lhe despertou o interesse sobre as diferenças e semelhanças das práticas dessas etapas, e sobre como muitas vezes se percebeu uma ruptura nos modos de aprender e nas expectativas e concepções de infância na transição de um para o outro. O trabalho buscou entender como o olhar sobre essa criança muda e como prioridades como brincadeira, arte, interação, podem dar lugar a regras de disciplina, aulas expositivas e conteúdos disciplinares. A partir de uma breve contextualização da trajetória da construção desses dois segmentos no Brasil, o trabalho resgata alguns marcos que moldaram as práticas contemporâneas. Junto a isso, através da análise dos documentos da Base Nacional Curricular Comum, Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos e Orientações para o Ensino Fundamental de 9 anos, apresenta considerações sobre as concepções de ensino fundamental que estão sendo pautadas nos documentos oficiais e como se articulam com a educação infantil. Traz então os relatos com recortes do cotidiano na turma de primeiro ano, pensando em como eles quebram algumas lógicas naturalizadas do ensino fundamental. Atravessa questões sobre espaço, rotina, brincadeira, afeto, natureza e literatura nesse grupo de crianças, onde foi possível constatar a importância de pensar essa infância vivida dentro dos dois segmentos de forma integrada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MGonzaga.pdf334.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.