Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14634
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Diálogos entre educação infantil e ensino fundamental: práticas de uma turma de primeiro ano
Autor(es)/Inventor(es): Gonzaga, Maria Lemos dos Santos Alves
Orientador: Santos, Núbia de Oliveira
Resumo: Esta monografia tem como objetivo trazer reflexões sobre a experiência da autora em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental, em diálogo com reflexões proporcionadas pela sua vivência no mesmo período em uma turma de educação infantil. Com base na observação da sua própria prática como estagiária com as turmas, a autora traça um diálogo entre os dois segmentos numa perspectiva de pesquisa com abordagem qualitativa. A experiência de acompanhar o cotidiano dos dois segmentos ao mesmo tempo lhe despertou o interesse sobre as diferenças e semelhanças das práticas dessas etapas, e sobre como muitas vezes se percebeu uma ruptura nos modos de aprender e nas expectativas e concepções de infância na transição de um para o outro. O trabalho buscou entender como o olhar sobre essa criança muda e como prioridades como brincadeira, arte, interação, podem dar lugar a regras de disciplina, aulas expositivas e conteúdos disciplinares. A partir de uma breve contextualização da trajetória da construção desses dois segmentos no Brasil, o trabalho resgata alguns marcos que moldaram as práticas contemporâneas. Junto a isso, através da análise dos documentos da Base Nacional Curricular Comum, Diretrizes Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos e Orientações para o Ensino Fundamental de 9 anos, apresenta considerações sobre as concepções de ensino fundamental que estão sendo pautadas nos documentos oficiais e como se articulam com a educação infantil. Traz então os relatos com recortes do cotidiano na turma de primeiro ano, pensando em como eles quebram algumas lógicas naturalizadas do ensino fundamental. Atravessa questões sobre espaço, rotina, brincadeira, afeto, natureza e literatura nesse grupo de crianças, onde foi possível constatar a importância de pensar essa infância vivida dentro dos dois segmentos de forma integrada.
Palavras-chave: Educação infantil
Ensino fundamental
Infância
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2020
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONZAGA, Maria Lemos dos Santos Alves. Diálogos entre educação infantil e ensino fundamental: práticas de uma turma de primeiro ano. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGonzaga.pdf334.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.