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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorAmorim, Rebecca de Araújo Fernandes-
dc.date.accessioned2021-07-28T22:02:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:01Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationAMORIM, Rebecca de Araújo Fernandes. Estudo exploratório sobre a educação domiciliar: relatos das práticas de duas famílias educadoras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14650-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino básico domiciliarpt_BR
dc.subjectEducação formalpt_BR
dc.subjectEscola e socializaçãopt_BR
dc.subjectHomeschoolingpt_BR
dc.titleEstudo exploratório sobre a educação domiciliar: relatos das práticas de duas famílias educadoraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo tratar sobre a Educação Escolar oferecida nas escolas na perspectiva de Ivan Illich no seu livro Sociedade Sem Escolas escrito em 1970. Prosseguindo pretende apresentar algumas características da Educação Domiciliar, que é o ensino no lar realizado e planejado pelos responsáveis da criança com a ajuda de terceiros se necessário visando proporcionar uma educação condizente com a cultura familiar na qual está inserida, em seguida traçar resumidamente um panorama desta forma de educar internacionalmente e nacionalmente, além das atuais medidas que vem sido tomadas para sua regulamentação no Brasil. A fim de explicar a questão da socialização das crianças que passam por esta forma de educação, o trabalho dispõe uma pesquisa internacional disponibilizada em sua forma resumida pela ANED (Associação Nacional de Educação Domiciliar) sobre o tema. A metodologia da pesquisa inclui entrevistas informais com duas famílias educadoras sobre suas percepções, escolhas e rotinas dentro da Educação Domiciliar em seus lares. O trabalho nos leva a concluir que a Educação Domiciliar é uma prática válida que está buscando sua regulamentação e que esta não tem por objetivo finalizar com a Educação Escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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