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http://hdl.handle.net/11422/14650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Amorim, Rebecca de Araújo Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T22:02:37Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Rebecca de Araújo Fernandes. Estudo exploratório sobre a educação domiciliar: relatos das práticas de duas famílias educadoras. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14650 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Educação formal | pt_BR |
dc.subject | Escola e socialização | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling | pt_BR |
dc.title | Estudo exploratório sobre a educação domiciliar: relatos das práticas de duas famílias educadoras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo tratar sobre a Educação Escolar oferecida nas escolas na perspectiva de Ivan Illich no seu livro Sociedade Sem Escolas escrito em 1970. Prosseguindo pretende apresentar algumas características da Educação Domiciliar, que é o ensino no lar realizado e planejado pelos responsáveis da criança com a ajuda de terceiros se necessário visando proporcionar uma educação condizente com a cultura familiar na qual está inserida, em seguida traçar resumidamente um panorama desta forma de educar internacionalmente e nacionalmente, além das atuais medidas que vem sido tomadas para sua regulamentação no Brasil. A fim de explicar a questão da socialização das crianças que passam por esta forma de educação, o trabalho dispõe uma pesquisa internacional disponibilizada em sua forma resumida pela ANED (Associação Nacional de Educação Domiciliar) sobre o tema. A metodologia da pesquisa inclui entrevistas informais com duas famílias educadoras sobre suas percepções, escolhas e rotinas dentro da Educação Domiciliar em seus lares. O trabalho nos leva a concluir que a Educação Domiciliar é uma prática válida que está buscando sua regulamentação e que esta não tem por objetivo finalizar com a Educação Escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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