Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14652
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Transtorno do espectro autista: um estudo bibliográfico sobre a evolução do conceito e as estratégias de inclusão propostas no período de 1996 a 2020 |
Autor(es)/Inventor(es): | Lopes, Caroline Oliveira |
Orientador: | Melo, Sandra Cordeiro de |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre a evolução do conceito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as estratégias de inclusão propostas no período entre 1996 e 2020. Foram pesquisadas as bases de dados Scielo e Google Acadêmico e chegou-se ao universo de 55 artigos referentes à temática abordada. Este estudo visa especificamente: a) estudar e descrever as mudanças do conceito do TEA desde a sua formulação por Kanner, e b) analisar as estratégias de inclusão dos alunos com TEA na Escola Regular propostas pelos autores. Considerando que desde a descoberta por Léo Kanner em 1943, denominado à época como Transtorno Autístico do Contato Afetivo, vem sofrendo ao longo dos anos, transformações na sua nosologia (por meio dos DSMs (1952, 1968, 1980, 1987, 1994, 2000, 2013) e CIDs (1893, 1948, 1955, 1965, 1975, 1989, 2021) e consequentemente mudanças na sua epidemiologia. Este estudo analisa dentre outros, os escritos de KLIN, Ami (2006) OLIVEIRA, Bruno et al, (2017) MELO, SANTIAGO & SANTOS (2015), para o referencial teórico. Baseia-se no método de pesquisa bibliográfica (PIZZANI et al, 2012) e utiliza-se do instrumento do Mapa Conceitual (BARBOSA e MATOS, 2018) para os processos de análise de dados. A análise deste material revelou que o Autismo passou por transformações em sua nomenclatura, o que gerou consequências na prevalência de casos. Além disso revelou as diferentes características e desordens sensoriais presentes nesse Transtorno que consequentemente apresenta estratégias especificas de inclusão das crianças com TEA na sala de aula regular. Por fim, demonstrou que a inclusão é algo ainda novo e que foi através de diversas políticas e lutas que os Autistas conseguiram, o mínimo espaço na sociedade na nas salas de aula regular. |
Palavras-chave: | Transtornos do espectro autista Educação inclusiva Autistas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 9-Jun-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LOPES, Caroline Oliveira. Transtorno do espectro autista: um estudo bibliográfico sobre a evolução do conceito e as estratégias de inclusão propostas no período de 1996 a 2020. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLopes.pdf | 680.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.