Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14653
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Chayeny Andrade Moreira da
Tutor: Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz
Resumen: O presente trabalho analisou o estágio relacionado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional, a partir dos olhares dos gestores de escolas públicas, que receberam os estagiários. A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva de possibilitar dar vozes aos sujeitos gestores escolares. A escolha deste profissional para refletir sobre o estágio se efetivou pela possibilidade de compreender as repercussões do estágio obrigatório, da disciplina em questão. Os instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas, também as anotações de campo, durante o período de observação. As entrevistas foram realizadas com 4 (quatro) gestoras, que acompanharam os estudantes da graduação em Pedagogia e se dispuseram a colaborar para este trabalho. Os dados coletados possibilitaram as análises teóricas consubstanciadas, principalmente nos autores Novoa (2001-2017); Paro (2006), Paschoalino (2017); Saviani (1996) e Libâneo; Oliveira e Toshi (2003). Nas análises empreendidas foram evidenciadas a importância do estágio pelas gestoras participantes principalmente em dois aspectos. No primeiro, as gestoras disseram do seu reconhecimento na condição de formadoras dos estagiários. A outra perspectiva salientada foi a oportunidade de experenciar as vivências da escola e a possibilidade das trocas de saberes. Neste sentido, a pesquisa permitiu compreender que o estágio da Prática de Política Educacional foi considerado um momento rico de aprendizagens mútuas estágio na perspectiva das gestoras escolares.
Materia: Gestão escolar
Programas de estágio
Formação de professores
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-feb-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Chayeny Andrade Moreira da. Os olhares dos gestores sobre o estágio vinculado à disciplina de Prática em Política e Administração Educacional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSilva.pdf379.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.