Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14655
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Danielle Christina Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-28T22:58:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Danielle Christina Pereira. Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14655 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.description.resumo | O presente estudo é resultado das minhas análises e observações sobre o lugar da brincadeira e como ela acontece na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Parto das minhas vivências e experiências para refletir sobre a brincadeira na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Desta forma, algumas questões norteiam esse trabalho: como se dá esta transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental? Como a brincadeira está presente nessa transição? Qual é a importância do brincar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental? Os autores que me ajudaram nessa reflexão são: Flávia Motta, Levi Vigotski, Maria Silvia da Rocha, Lucia Rabello de Castro, Tizuko Morchida Kishimoto e Sonia Kramer. Entendendo a ludicidade como fundamental para o desenvolvimento infantil, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, encontrei distanciamento dessa perspectiva na passagem de um segmento para o outro. Percebi também que mesmo na Educação Infantil o lugar do brincar como eixo ainda é um desafio. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DRibeiro.pdf | 372.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.