Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14655
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental |
Autor(es)/Inventor(es): | Ribeiro, Danielle Christina Pereira |
Orientador: | Santos, Núbia de Oliveira |
Resumo: | O presente estudo é resultado das minhas análises e observações sobre o lugar da brincadeira e como ela acontece na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Parto das minhas vivências e experiências para refletir sobre a brincadeira na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Desta forma, algumas questões norteiam esse trabalho: como se dá esta transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental? Como a brincadeira está presente nessa transição? Qual é a importância do brincar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental? Os autores que me ajudaram nessa reflexão são: Flávia Motta, Levi Vigotski, Maria Silvia da Rocha, Lucia Rabello de Castro, Tizuko Morchida Kishimoto e Sonia Kramer. Entendendo a ludicidade como fundamental para o desenvolvimento infantil, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental, encontrei distanciamento dessa perspectiva na passagem de um segmento para o outro. Percebi também que mesmo na Educação Infantil o lugar do brincar como eixo ainda é um desafio. |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino fundamental Ludicidade |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 26-Jun-2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | RIBEIRO, Danielle Christina Pereira. Crianças ou alunos: o lugar da brincadeira no prosseguimento entre a educação infantil e o ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DRibeiro.pdf | 372.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.