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dc.contributor.advisorCarneiro, Cristiana-
dc.contributor.authorTheles, Julia Vital-
dc.date.accessioned2021-07-29T00:40:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:01Z-
dc.date.issued2021-02-05-
dc.identifier.citationTHELES, Julia Vital. A educação por princípios: uma abordagem educativa bíblica de formação cristã. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14658-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação por princípiospt_BR
dc.subjectEducação cristãpt_BR
dc.subjectBíbliapt_BR
dc.titleA educação por princípios: uma abordagem educativa bíblica de formação cristãpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Lins, Maria Judith Sucupira da Costa-
dc.contributor.referee2Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.description.resumoA presente monografia trata da Abordagem Educacional por Princípios (AEP) ou apenas Educação por Princípios (EP), uma proposta cristã de ensino aprendizagem fundamentada em princípios bíblicos, originada em 1965 nos EUA como The Principle Approach, que chegou ao Brasil em 1988. A metodologia caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizado um levantamento de bibliografias, por meio da revisão de literaturas. O objetivo é apresentar a abordagem e ampliar os conhecimentos a respeito da mesma, ainda pouco conhecida no Brasil, e como problema busca identificar o diferencial de sua proposta, haja vista que o cenário educativo brasileiro já apresenta um tradicional repertório de educação confessional cristã. Realizou-se um levantamento da trajetória histórica da AEP, bem como a conceituação de criança, infância, educação e aprendizagem segundo a abordagem e de teóricos científicos como Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896- 1934). Além da identificação e definição dos princípios bíblicos em que a proposta está ancorada e as ferramentas de ensino que adota, estruturando sua fundamentação filosófica, metodológica e curricular. Ao finalizar a pesquisa, os objetivos foram alcançados e concluiu-se que a inovação da proposta consiste, sobretudo, na primazia bíblica em cada etapa do processo educativo, independente da área do conhecimento, e notouse uma lacuna científica na mesma. Sugerimos a realização de mais pesquisas que abordem o tema que está longe de se esgotar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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