Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14658
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A educação por princípios: uma abordagem educativa bíblica de formação cristã
Autor(es)/Inventor(es): Theles, Julia Vital
Tutor: Carneiro, Cristiana
Resumen: A presente monografia trata da Abordagem Educacional por Princípios (AEP) ou apenas Educação por Princípios (EP), uma proposta cristã de ensino aprendizagem fundamentada em princípios bíblicos, originada em 1965 nos EUA como The Principle Approach, que chegou ao Brasil em 1988. A metodologia caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, para tanto, foi realizado um levantamento de bibliografias, por meio da revisão de literaturas. O objetivo é apresentar a abordagem e ampliar os conhecimentos a respeito da mesma, ainda pouco conhecida no Brasil, e como problema busca identificar o diferencial de sua proposta, haja vista que o cenário educativo brasileiro já apresenta um tradicional repertório de educação confessional cristã. Realizou-se um levantamento da trajetória histórica da AEP, bem como a conceituação de criança, infância, educação e aprendizagem segundo a abordagem e de teóricos científicos como Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896- 1934). Além da identificação e definição dos princípios bíblicos em que a proposta está ancorada e as ferramentas de ensino que adota, estruturando sua fundamentação filosófica, metodológica e curricular. Ao finalizar a pesquisa, os objetivos foram alcançados e concluiu-se que a inovação da proposta consiste, sobretudo, na primazia bíblica em cada etapa do processo educativo, independente da área do conhecimento, e notouse uma lacuna científica na mesma. Sugerimos a realização de mais pesquisas que abordem o tema que está longe de se esgotar.
Materia: Educação por princípios
Educação cristã
Bíblia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-feb-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : THELES, Julia Vital. A educação por princípios: uma abordagem educativa bíblica de formação cristã. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JTheles.pdf481.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.