Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1465
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
Author(s)/Inventor(s): Nunes, Daniel Machado
Advisor: Feijó, Mario
Abstract: A publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar.
Keywords: Publicidade
Identidade social
Jogador de futebol
Marca de produtos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Jan-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DNunes.pdf724.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.