Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14665
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto paisagístico para Praça da Harmonia (Praça Coronel Assunção) na Gamboa, Rio de Janeiro - requalificação da Praça e entorno
Author(s)/Inventor(s): Ribas, Barbara da Silva
Advisor: Vasconcellos, Virgínia Maria Nogueira de
Abstract: Este trabalho tem por finalidade desenvolver um projeto paisagístico para a Praça Coronel Assunção, também chamada de Praça da Harmonia, localizada no bairro da Gamboa, no centro do Rio de Janeiro. Ele corresponde ao Trabalho de Conclusão do Curso de Paisagismo, da Escola de Belas Artes – UFRJ. As propostas foram fundamentadas em pesquisa qualitativa do local, tendo como objetivo a requalificação da praça e seu entorno, melhorando a qualidade de vida daqueles que moram nas proximidades e que frequentam a praça. O projeto paisagístico surge após análise apurada da região, feito através de mapas para compreender o espaço e suas relações, a fim de solucionar quaisquer questões e trazer melhores condições sociais e ambientais para o local. A proposta para a área escolhida foi feita levando em consideração a história do local, a arborização existente, as circulações e também empreendimentos futuros, garantindo a integração entre a praça e toda a revitalização que vem ocorrendo na região portuária do Rio de Janeiro.
Keywords: Projeto paisagístico
Requalificação
Praça
Rio de Janeiro
Centro
Zona portuária
Revitalização
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBAS, Barbara da Silva. Projeto paisagístico para Praça da Harmonia (Praça Coronel Assunção) na Gamboa, Rio de Janeiro - requalificação da Praça e entorno. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Composição Paisagística) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Composição Paisagística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSRibas.pdf19.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.