Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14712
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mediação escolar: a formação e o trabalho dos mediadores escolares que acompanham alunos com deficiências em duas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Melo, Patricia Barboza de
Tutor: Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães
Resumen: Através de mudanças significativas ocorridas no sistema educacional brasileiro é que surge o paradigma da inclusão escolar. Atualmente, leis e decretos como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei n°13.146/2015) garantem a todos os alunos com deficiência o direito a um profissional de apoio que ofereça suporte à sua inclusão. É neste contexto que surge a figura do estagiário de mediação escolar na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, chamados de mediadores. Nesse sentido, a presente pesquisa busca investigar a formação e o trabalho desses sujeitos contratados pela prefeitura do município do Rio de Janeiro. Além disso, visa analisar se a formação desses indivíduos no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferece maiores recursos e/ou possibilita uma formação teórica mais aprofundada do assunto, de modo que oriente uma atuação mais adequada em comparação aos estudantes das demais graduações. Para alcançar tais objetivos, foi desenvolvido um questionário com perguntas semi-estruturadas que foi aplicado durante uma entrevista feita com cinco estagiários de mediação escolar de duas escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro. Para auxiliar na construção da pesquisa foi utilizada como ferramenta metodológica a produção de um memorial com as minhas experiências como mediadora escolar e estudante de graduação do curso de Pedagogia. Ademais, a investigação teve como base para suas análises uma pesquisa bibliográfica pautada no referencial teórico sobre o tema abordado neste trabalho. Dessa forma, para o embasamento teórico deste ensaio foram utilizadas as contribuições de Candau (2012), Mantoan (2015), Mousinho (2010), Pletsch e Glat (2012), Vigotski (2000) entre outros. De acordo com os estudos levantados, dentro da perspectiva do que se considera adequado para o perfil do mediador escolar, ou seja, ser graduando ou graduado nas áreas de Educação e Saúde, o estudo revelou que apenas um dos entrevistados não atendia tais requisitos. Além disso, os dados indicam que para além da necessidade de uma melhor formação dos mediadores, especialmente na sua formação para o acompanhamento das necessidades específicas do trabalho, é necessário um acompanhamento mais adequado das funções do estagiário através de supervisão e orientação para que a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial seja efetivada com qualidade. Apesar de a legislação garantir aos educandos com deficiência a presença de um profissional de apoio escolar há falta de clareza a respeito de qual deveria ser sua formação e quais as atribuições do trabalho desenvolvido por eles em sala de aula. Nesse sentido, um dos desafios encontrados para a área é a realização de estudos mais específicos acerca das funções e doofício do mediador escolar, de modo que possa subsidiar a formação desse profissional, logo, um avanço nas atividades de inclusão desenvolvidas por ele.
Materia: Educação inclusiva
Escolas municipais
Rede pública de ensino
Educação especial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-abr-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MELO, Patricia Barboza de. Mediação escolar: a formação e o trabalho dos mediadores escolares que acompanham alunos com deficiências em duas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PMelo.pdf677.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.