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dc.contributor.advisorFernández, Silvina Julia-
dc.contributor.authorGomes, Sandra Regina do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-08-04T23:54:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:03Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationGOMES, Sandra Regina do Nascimento. Identidade e exercício profissional do pedagogo no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14718-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleIdentidade e exercício profissional do pedagogo no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arosa, Armando de Castro Cerqueira-
dc.contributor.referee2Moehlecke, Sabrina-
dc.description.resumoEm 2017, foi aprovado, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 6.847/2017, que prevê a regulamentação da profissão Pedagogo. Tal ação mobilizou grande debate nas comissões e no plenário, pois o projeto de lei presume que o objetivo final da formação dos Pedagogos não é, única e exclusivamente, à docência, mas também para quaisquer atividades nas quais seja necessário o domínio de conhecimentos pedagógicos. Tendo como plano de fundo tal projeto de lei, o presente trabalho pretende analisar: as diferenças entre ocupação, ofício e profissão; como se dá o processo de regulamentação no Brasil, realizando um conciso panorama das legislações, que regeram a profissão Pedagogo de 1939 até 2006, compreendidos como os marcos legais para a Pedagogia; as tentativas de regulamentação atuais, os debates que permeiam essas tentativas e disputam o consenso do campo. Tevese o objetivo de conhecer a legislação, que regulamenta a profissão em questão no Brasil atualmente, bem como seus limites, impactos para a construção da identidade do profissional Pedagogo e seu exercício profissional. Em paralelo à revisão da legislação, o trabalho aponta os impactos da regulamentação para duas profissões: educação física e medicina, tendo o objetivo de compreender como o processo de regulação contribuiu para as mesmas e seus profissionais. A pesquisa sugere que a Pedagogia seja compreendida como a ciência da educação, por isso tendo sua abrangência de atuação para além da docência, buscando ampliar a discussão sobre a formação dos Pedagogos e sobre a legislação que a orienta, assim como a regulamentação da profissão visando a contribuir para a identidade profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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