Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/14718
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Gomes, Sandra Regina do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T23:54:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Sandra Regina do Nascimento. Identidade e exercício profissional do pedagogo no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14718 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Identidade e exercício profissional do pedagogo no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arosa, Armando de Castro Cerqueira | - |
dc.contributor.referee2 | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.description.resumo | Em 2017, foi aprovado, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 6.847/2017, que prevê a regulamentação da profissão Pedagogo. Tal ação mobilizou grande debate nas comissões e no plenário, pois o projeto de lei presume que o objetivo final da formação dos Pedagogos não é, única e exclusivamente, à docência, mas também para quaisquer atividades nas quais seja necessário o domínio de conhecimentos pedagógicos. Tendo como plano de fundo tal projeto de lei, o presente trabalho pretende analisar: as diferenças entre ocupação, ofício e profissão; como se dá o processo de regulamentação no Brasil, realizando um conciso panorama das legislações, que regeram a profissão Pedagogo de 1939 até 2006, compreendidos como os marcos legais para a Pedagogia; as tentativas de regulamentação atuais, os debates que permeiam essas tentativas e disputam o consenso do campo. Tevese o objetivo de conhecer a legislação, que regulamenta a profissão em questão no Brasil atualmente, bem como seus limites, impactos para a construção da identidade do profissional Pedagogo e seu exercício profissional. Em paralelo à revisão da legislação, o trabalho aponta os impactos da regulamentação para duas profissões: educação física e medicina, tendo o objetivo de compreender como o processo de regulação contribuiu para as mesmas e seus profissionais. A pesquisa sugere que a Pedagogia seja compreendida como a ciência da educação, por isso tendo sua abrangência de atuação para além da docência, buscando ampliar a discussão sobre a formação dos Pedagogos e sobre a legislação que a orienta, assim como a regulamentação da profissão visando a contribuir para a identidade profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SGomes.pdf | 373.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.