Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/14718
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Identidade e exercício profissional do pedagogo no Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Sandra Regina do Nascimento |
Tutor: | Fernández, Silvina Julia |
Resumen: | Em 2017, foi aprovado, pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 6.847/2017, que prevê a regulamentação da profissão Pedagogo. Tal ação mobilizou grande debate nas comissões e no plenário, pois o projeto de lei presume que o objetivo final da formação dos Pedagogos não é, única e exclusivamente, à docência, mas também para quaisquer atividades nas quais seja necessário o domínio de conhecimentos pedagógicos. Tendo como plano de fundo tal projeto de lei, o presente trabalho pretende analisar: as diferenças entre ocupação, ofício e profissão; como se dá o processo de regulamentação no Brasil, realizando um conciso panorama das legislações, que regeram a profissão Pedagogo de 1939 até 2006, compreendidos como os marcos legais para a Pedagogia; as tentativas de regulamentação atuais, os debates que permeiam essas tentativas e disputam o consenso do campo. Tevese o objetivo de conhecer a legislação, que regulamenta a profissão em questão no Brasil atualmente, bem como seus limites, impactos para a construção da identidade do profissional Pedagogo e seu exercício profissional. Em paralelo à revisão da legislação, o trabalho aponta os impactos da regulamentação para duas profissões: educação física e medicina, tendo o objetivo de compreender como o processo de regulação contribuiu para as mesmas e seus profissionais. A pesquisa sugere que a Pedagogia seja compreendida como a ciência da educação, por isso tendo sua abrangência de atuação para além da docência, buscando ampliar a discussão sobre a formação dos Pedagogos e sobre a legislação que a orienta, assim como a regulamentação da profissão visando a contribuir para a identidade profissional. |
Materia: | Formação profissional Formação profissional Pedagogia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 12-mar-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | GOMES, Sandra Regina do Nascimento. Identidade e exercício profissional do pedagogo no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SGomes.pdf | 373.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.