Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14719
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada
Author(s)/Inventor(s): Soares, Sarah Cristina da Conceição
Advisor: Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro
Abstract: O presente trabalho propõe reflexões sobre o contexto da educação de alunos surdos. Apesar da legislação vigente que oportuniza o acesso e a permanência do aluno com surdez em escolas regulares e especializadas, ainda é necessário repensar a qualidade do ensino e a construção de uma escola inclusiva. Esta pesquisa se pauta nas respostas de professores que tiveram contato com alunos surdos, participantes do curso de formação docente continuada, intitulado “A diversidade em Sala de Aula – Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão” realizado no ano de 2017 pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ). Foram aplicados questionários a esses professores, para entender a relação que tinham com alunos surdos e a trajetória escolar destes. A pesquisa utilizou da abordagem quali-quantitativa. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos Goldfeld (1997), Lacerda (2006), Glat (2007) entre outros. Como resultado dessa pesquisa, foi possível perceber que apesar dos muitos avanços obtidos, se faz necessário a atuação efetiva do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do serviço da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em conjunto com os objetivos da escola, para uma educação inclusiva. Outro aspecto importante é a formação continuada de profissionais da educação, a fim de que tenham mais preparo e conhecimento pedagógico para lidar com os dilemas dentro de sala de aula. Dessa forma, será possível desenvolver uma educação que valorize a diversidade e o acesso de ensino com qualidade para todos os alunos.
Keywords: Inclusão escolar
Formação continuada
Educação do surdo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Apr-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOARES, Sarah Cristina da Conceição. Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SSoares.pdf334.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.