Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/14719
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Sarah Cristina da Conceição |
Orientador: | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro |
Resumo: | O presente trabalho propõe reflexões sobre o contexto da educação de alunos surdos. Apesar da legislação vigente que oportuniza o acesso e a permanência do aluno com surdez em escolas regulares e especializadas, ainda é necessário repensar a qualidade do ensino e a construção de uma escola inclusiva. Esta pesquisa se pauta nas respostas de professores que tiveram contato com alunos surdos, participantes do curso de formação docente continuada, intitulado “A diversidade em Sala de Aula – Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão” realizado no ano de 2017 pelo Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ). Foram aplicados questionários a esses professores, para entender a relação que tinham com alunos surdos e a trajetória escolar destes. A pesquisa utilizou da abordagem quali-quantitativa. Teoricamente, buscou-se apoio em estudos Goldfeld (1997), Lacerda (2006), Glat (2007) entre outros. Como resultado dessa pesquisa, foi possível perceber que apesar dos muitos avanços obtidos, se faz necessário a atuação efetiva do intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do serviço da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em conjunto com os objetivos da escola, para uma educação inclusiva. Outro aspecto importante é a formação continuada de profissionais da educação, a fim de que tenham mais preparo e conhecimento pedagógico para lidar com os dilemas dentro de sala de aula. Dessa forma, será possível desenvolver uma educação que valorize a diversidade e o acesso de ensino com qualidade para todos os alunos. |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Formação continuada Educação do surdo |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 20-Abr-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOARES, Sarah Cristina da Conceição. Percepção de professores sobre os surdos em um curso de formação continuada. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SSoares.pdf | 334.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.