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http://hdl.handle.net/11422/14722
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | Schramm, Luanda Dias | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ericka Lourenço Da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T00:35:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-26 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ericka Lourenço Da Silva. Dilemas de representatividade: estereótipos de gênero no universo cinematográfico Marvel. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/14722 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Pluralismo | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Marvel Comics Group | pt_BR |
dc.subject | Esteriótipos | pt_BR |
dc.title | Dilemas de representatividade: estereótipos de gênero no universo cinematográfico Marvel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carrera, Fernanda Ariane Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Barros, Chalini Torquato Gonçalves de | - |
dc.description.resumo | Em Hollywood, desde 2000, as produções baseadas em títulos de super-heróis da Marvel Comics e DC Comics cresceram exponencialmente. Nos últimos 4 anos, o Universo Cinematográfico Marvel (UCM) vem promovendo uma maior presença de personagens pertencentes a grupos socialmente marginalizados. Porém, a maior parte desses conteúdos foram marcados por formas estereotipadas de representação, reproduzindo a histórica e persistente sub-representação de minorias sociais na indústria cinematográfica. O objetivo desta pesquisa é investigar os dilemas da representatividade de gênero nos filmes lançados entre 2008 e 2020 pelo estúdio, levando em consideração a recepção por parte dos fãs e a repercussão na mídia especializada. Dentre todas as personagens, o foco recairá sobre as que consideramos peças chaves para a reflexão crítica aqui proposta: Viúva Negra/Natasha Romanoff e Capitã Marvel/Carol Danvers. Como referencial teórico utilizaremos algumas contribuições da Teoria Crítica, da Economia Política da Comunicação e da Teoria Política Feminista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Comunicação - Publicidade |
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