Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14725
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Representação do feminino na mídia: um estudo de caso da oitava temporada de Game of Thrones
Autor(es)/Inventor(es): Peixoto, Beatriz Vianna Barboza
Orientador: Schramm, Luanda Dias
Resumo: Este trabalho dedica-se a discutir as representações e estereótipos de gênero comumente reproduzidas em produtos de entretenimento, tendo como foco a última temporada da série Game of Thrones, lançada em 2019 pelo canal de TV por assinatura HBO. Enquanto fenômeno cultural relevante da indústria de entretenimento audiovisual, o objetivo do trabalho é problematizar as controvérsias em torno da noção de empoderamento feminino na série, encontradas nas motivações que levaram as protagonistas Daenerys Targaryen, Sansa Stark e Arya Stark aos seus destinos finais. Além de revisão bibliográfica, este trabalho utiliza a metodologia de estudo de caso a fim de questionar os limites da representatividade que as mulheres possuem na série a partir das personagens escolhidas. Soma-se aos instrumentos metodológicos da pesquisa uma breve netnografia para compreender os impactos de todo esse processo sobre os fãs da série no ambiente virtual.
Palavras-chave: Mulheres
Game of Thrones
Identidade de gênero no cinema
Empoderamento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Jun-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEIXOTO, Beatriz Vianna Barboza. Representação do feminino na mídia: um estudo de caso da oitava temporada de Game of Thrones. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPeixoto.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.