Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14726
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A veiculação de informações sobre violência por páginas de bairro no Facebook: o caso da “Bangu ao vivo”
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Bruna Vilar dos Santos
Tutor: Costa, Cristiane Henriques
Resumen: Este trabalho é um estudo acerca da veiculação de informações sobre violência por páginas de bairro no Facebook. Procura-se entender como comunicadores não profissionais cobrem assuntos relacionados a mortes, assassinatos e crimes em geral em seus próprios bairros e de que forma esse conteúdo é recebido pelo público local. Para tal, meios antecessores que tratem de questões similares às do veículo nativo da Web a partir do apelo à emoção são revisitados de início. Por ter no bairro sua unidade fundamental, a fanpage é situada dentro do campo do jornalismo hiperlocal, cujas iniciativas vêm sendo intensificadas pela internet e pelas possibilidades de participação trazidas por ela – com destaque para os sites de redes sociais. Após revisão bibliográfica, o presente trabalho propõe a análise qualitativa de um grupo de publicações retirado da página “Bangu ao vivo”, de março a novembro de 2020, como exemplo prático deste fenômeno de produção de informação on-line.
Materia: Violência
Jornalismo local
Redes sociais
Sensacionalismo no jornalismo
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 22-ene-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : PEREIRA, Bruna Vilar dos Santos. A veiculação de informações sobre violência por páginas de bairro no Facebook: o caso da “Bangu ao vivo”. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BPereira.pdf3.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.