Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14728
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo da composição de lipídios neutros em macrófagos peritoneais de camundongos Balb/c durante a infecção com Leishmania (l.) Amazonensis
Author(s)/Inventor(s): Lima, Karoline dos Anjos
Advisor: Atella, Georgia Corrêa
Abstract: A leishmaniose é uma doença tropical negligenciada, causada por protozoários do gênero Leishmania. Parte do ciclo de vida de Leishmania (L.) amazonensis envolve sua interação com o hospedeiro vertebrado, que é iniciada pela picada de dípteros flebotomíneos infectados. Nele, formas promastigotas do parasita são fagocitadas por macrófagos. Nesse momento, para sua sobrevivência, o protozoário manipula os mecanismos moleculares de resposta imune, mediada pelos macrófagos, passando assim à fase amastigota intracelular, onde inicia a proliferação, rompimento da célula e infecção de outros macrófagos. Os parasitas da família Trypanosomatidae não possuem vias completas de biossíntese e degradação de lipídios, precisando assim adquirir essas moléculas dos hospedeiros. Este trabalho tem como objetivo caracterizar as alterações no metabolismo lipídico de macrófagos peritoneais de camundongos BALB/c induzidas pela infecção por Leishmania (L.) amazonensis. Para determinar tais alterações, foi feito o ensaio de incorporação de ácido graxo radioativo (ácido palmítico-3H) comparando células controle (não-infectadas) com células infectadas. Após a interação de Leishmania (L.) amazonensis com macrófagos, as células foram incubadas até 48 horas em ácido palmítico-3H complexados à albumina sérica bovina. Subsequentemente, os macrófagos foram submetidos à extração de lipídios e as diferentes classes lipídicas separadas por cromatografia de camada fina (TLC) e cromatografia gasosa (GC/MS). A radioatividade associada (a TLC) foi determinada por contagem de cintilação líquida. Os resultados indicaram absorção significativa do ácido palmítico-3H nos lipídios totais de macrófagos infectados em comparação ao grupo controle. Classes lipídicas como ácido graxo livre, triacilglicerol, e colesterol esterificado obtiveram as alterações mais significativas (p < 0,05) utilizando o teste t de Student não pareado. Corroborando, a análise de lipídios por GC/MS em macrófagos infectados mostrou maior quantidade e diversidade de ácidos graxos, dentre eles se destacam o ácido esteárico (C18:0), o ácido araquidônico (C20:4n6), o ácido 4,7,10,13,16,19-docosahexaenóico (C22:6n3), o ácido palmítico (C16:0), o ácido oleico (C18:1n9c) e o ácido linoleico (C18:2n6c). Portanto, Leishmania (L.) amazonensis é capaz de manipular o metabolismo lipídico dos macrófagos murinos em benefício próprio, certamente incorporando esses lipídios para sua sobrevivência, diferenciação e proliferação do hospedeiro.
Keywords: Ácidos graxos
Interações hospedeiro-parasita
Leishmaniose cutânea
Metabolismo dos lipídeos
Camundongos endogâmicos BALB C
Fatty acids
Interacciones huésped-parásitos
Leishmaniasis, cutaneous
Lipid metabolism
Mice, inbred BALB C
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Karoline dos Anjos. Estudo da composição de lipídios neutros em macrófagos Peritoneais de camundongos balb/c durante a infecção com Leishmania (l.) Amazonensis .Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas - Modalidade Semipresencial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALima.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.