Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/14729
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Conhecimento sobre IST/AIDS por alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Barra Mansa, RJ
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Mônica Aparecida Marchito da
Tutor: Vargas, André Luiz Vasconcellos
Resumen: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) estão sendo consideradas como um problema de saúde pública. Para reduzir os problemas causados por elas, algumas medidas de atenção à saúde têm sido tomadas, dentre elas, a oferta de vacinas para a prevenção de HPV para as crianças: meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. É um tema que envolve os conhecimentos adquiridos nos estudos de ciências no Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano), assim, este trabalho tem como proposta analisar estudos bibliográficos e pesquisas sobre como a Orientação Sexual, tema transversal do Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), pode ser trabalhada. Além disso, investigar os conhecimentos sobre as DST/Aids dos alunos numa escola pública municipal em Barra Mansa, Rio de Janeiro, cursando o 6º e 8º anos do Ensino Fundamental. Para isto, foi utilizado um questionário para cada ano escolar após a intervenção pedagógica. Os resultados demostram que a maioria dos adolescentes tem conhecimento sobre as DST/Aids, no entanto, seus conhecimentos não são suficientes para determinarem as diferentes DST e suas formas de prevenção sendo a mais conhecida Aids. Demostrando que a principal fonte de obtenção de informação sobre o assunto é na escola e que maioria adere à imunização ao HPV.
Materia: Doenças sexualmente transmissíveis
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Estudantes
Prevenção de doença
Barra Mansa (RJ)
Sexually transmitted diseases
Teaching and learning
Elementary School
Students
Disease prevention
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Unidade de producción: Instituto de Biologia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Mônica Aparecida Marchito. Conhecimento sobre IST/AIDS por alunos do ensino fundamental em uma escola municipal de Barra Mansa, RJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MAMSilva.pdf454.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.