Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1473
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFreire Filho, João-
dc.contributor.authorRangel, Vivian Torres de Mello-
dc.date.accessioned2017-02-20T20:34:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:40Z-
dc.date.issued2005-07-05-
dc.identifier.citationRANGEL,Vivian Torres de Mello. A nova ficção brasileira e as novas tecnologias da comunicação: o papel da Internet na transformação da produção e divulgação literária. 2005. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1473-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleA nova ficção brasileira e as novas tecnologias da comunicação: o papel da internet na transformação da produção e divulgação literáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6936704860361247pt_BR
dc.contributor.referee1Tucherman, Ieda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2710906080404292pt_BR
dc.contributor.referee2Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.description.resumoA era virtual é interativa, traz novos conceitos de tempo e espaço, abandona o linear em favor de links, encurta textos e é acusada de matar o pensamento e a literatura (esquecida entre cliques e informação descontextualizada). Esse trabalho pretende examinar como a Internet tem ajudado os novos autores a distribuir seus textos, ocupando um espaço na acirrada disputa imposta pelo mercado editorial brasileiro. A brecha fundada pela Rede está não apenas em novas formas de distribuição, mas na constituição de um espaço de criação literária, que armazena uma nova lógica por meio de ferramentas como e-mails, blogs e sites que publicam contos, crônicas e romances. Além de análises dos portais de divulgação e crítica literária que estão expandindo seus links pela Internet, a monografia investiga como são descobertos esses novos escritores e de que maneira o mercado editorial está recebendo os produtores de narrativas em bits. Fugindo de uma visão maniqueísta, a análise da produção literária associada à Rede mostra que novas formas de comunicação escrita ajudam a promover, recriar e difundir literatura – em diferentes mídias, temporalidades e referências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRANGEL.pdf794.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.