Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1473
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A nova ficção brasileira e as novas tecnologias da comunicação: o papel da internet na transformação da produção e divulgação literária
Author(s)/Inventor(s): Rangel, Vivian Torres de Mello
Advisor: Freire Filho, João
Abstract: A era virtual é interativa, traz novos conceitos de tempo e espaço, abandona o linear em favor de links, encurta textos e é acusada de matar o pensamento e a literatura (esquecida entre cliques e informação descontextualizada). Esse trabalho pretende examinar como a Internet tem ajudado os novos autores a distribuir seus textos, ocupando um espaço na acirrada disputa imposta pelo mercado editorial brasileiro. A brecha fundada pela Rede está não apenas em novas formas de distribuição, mas na constituição de um espaço de criação literária, que armazena uma nova lógica por meio de ferramentas como e-mails, blogs e sites que publicam contos, crônicas e romances. Além de análises dos portais de divulgação e crítica literária que estão expandindo seus links pela Internet, a monografia investiga como são descobertos esses novos escritores e de que maneira o mercado editorial está recebendo os produtores de narrativas em bits. Fugindo de uma visão maniqueísta, a análise da produção literária associada à Rede mostra que novas formas de comunicação escrita ajudam a promover, recriar e difundir literatura – em diferentes mídias, temporalidades e referências.
Keywords: Mercado editorial
Literatura
Internet
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Jul-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RANGEL,Vivian Torres de Mello. A nova ficção brasileira e as novas tecnologias da comunicação: o papel da Internet na transformação da produção e divulgação literária. 2005. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VRANGEL.pdf794.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.