Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14742
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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcus Tadeu Daniel-
dc.contributor.authorPrado, Sherri Ladislau do-
dc.date.accessioned2021-08-09T10:50:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPRADO, Sherri Ladislau do. Trabalhando em conservação e restauração com segurança. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14742-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subjectEquipamento de Proteção Individualpt_BR
dc.titleTrabalhando em conservação e restauração com segurançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoMuitos conservadores-restauradores colocam em risco a sua saúde e segurança ao subestimar ou ignorar os riscos químicos, biológicos, físicos, ergonômicos e de acidentes impostos pelas suas atividades laborais. Com o objetivo de evitar a exposição desnecessária e os seus efeitos nocivos é essencial a adoção de uma estratégia hierarquizada de controle de riscos, da qual fazem parte os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Enquanto os conservadores-restauradores empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) contam com esse sistema de proteção, os autônomos se veem obrigados a providenciar sozinhos as medidas necessárias para garantir a sua saúde e segurança. Independente da sua situação trabalhista, todo conservador-restaurador deve ser capaz de identificar os agentes de riscos existentes no seu local de trabalho e saber escolher as formas de proteção mais adequadas para cada situação. O objetivo do presente trabalho é contribuir, ainda que de forma modesta, para o desenvolvimento da cultura de prevenção entre os alunos de conservação e restauração da UFRJ, já que o período de formação profissional é a época mais propícia para a sedimentação desse tipo de mentalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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