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http://hdl.handle.net/11422/14770
Tipo: | Relatório |
Título: | “Árvore Heurística”: um jogo inteligente lógico-matemático metacognitivo |
Autor(es)/Inventor(es): | Marques, Carla Veronica Machado Motta, Claudia Lage Rebello da Simas, Emanuelle Marques Pereira |
Resumo: | O presente trabalho objetivou a construção de um instrumento para mensuração das habilidades relativas à construção do número. A metodologia aplicada foi o Rational Unified Process (RUP), utilizada no desenvolvimento de sistemas de ensino (Marques et al, 2015). Abreviou-se os processos do RUP para que as etapas consistissem em 1) Fundamentação teórica: Respectiva ao levantamento bibliográfico suporte para a decisão do escopo de observação do instrumento, 2) Projeto Interacional: Diz respeito ao planejamento e projeção das características físicas do jogo e 3) consolidação teórica: Consiste na construção dos crivos de mensuração da jogada. O curso da ação teve como resultado o Jogo Árvore Heurística (JOAH) apto à mensuração da habilidade pré-numérica de classificação. A observação da habilidade de classificação através do instrumento prevê os procedimentos de coleta da conduta espontânea no jogo e a conduta de imitação na presença do modelo; ambas as tarefas pareadas, posteriormente, com o crivo psicogenético de desenvolvimento da habilidade para o traçado das zonas de desenvolvimento real e proximal do jogador. Quanto as limitações da laboração, enfatiza-se que, embora previsto no método, a experimentação do instrumento com público-alvo não pôde ser efetuada. Sendo está etapa importantíssima para alterações pontuais do affordance do jogo e crivos de mensuração, aponta-se a etapa de experimentação em trabalhos futuros. A leitura dos conteúdos relacionados à gênese e evolução do número na criança neste trabalho, descortinou uma fração mínima do extenso processo da aprendizagem matemática. Em vista dessa amplitude, a escolha de uma habilidade pré-numérica para o desenvolvimento do instrumento se justifica na importância da consolidação dos princípios matemáticos básicos para o êxito na compreensão aritmética posterior (Rizzo, 1997; Souza, 2015). |
Resumo: | The present work aimed at the construction of an instrument to measure the skills related to the construction of the number. The applied methodology was the Rational Unified Process (RUP), used in the development of teaching systems (Marques et al, 2015). The RUP processes were abbreviated so that the steps consisted of 1) Theoretical basis: Respective bibliographic survey supporting the decision of the scope of observation of the instrument, 2) Interactional Design: It concerns the planning and projection of the physical characteristics of the game and 3) theoretical consolidation: It consists in the construction of the sieves for measuring the play. The course of the action resulted in the Game Tree Heuristic (JOAH) able to measure the prenumerical ability of classification. The observation of the classification skill through the instrument provides for the procedures for collecting spontaneous conduct in the game and the imitation conduct in the presence of the model; both tasks subsequently paired with the psychogenetic sieve of skill development for the tracing of the real and proximal development zones of the player. As for the limitations of the work, it is emphasized that, although provided for in the method, the experimentation of the instrument with a target audience could not be carried out. As this is an extremely important stage for specific changes in the game's affordance and measurement sieves, it is worth pointing out the experimentation stage in future works. The reading of the contents related to the genesis and evolution of the number in the child in this work, revealed a minimal fraction of the extensive mathematical learning process. In view of this breadth, the choice of a pre-numerical skill for the development of the instrument is justified in the importance of the consolidation of the basic mathematical principles for the success in the later arithmetic understanding (Rizzo, 1997; Souza, 2015). |
Palavras-chave: | Educação matemática Aptidão cognitiva Jogos de computador Linguagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
In: | Relatório Técnico |
Número: | 0621 |
Data de publicação: | 12-Ago-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Relatórios |
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