Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14773
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Um estudo de caso referente a formação dos agentes comunitários de saúde de três módulos de ESF do município de Angra dos Reis
Author(s)/Inventor(s): Máximo, Michele
Advisor: Pinhão, Francine Lopes
Abstract: Os Agentes Comunitários de Saúde, hoje inseridos no programa de Estratégia de Saúde da família (ESF) do Ministério da Saúde (MS), possuem inúmeras atribuições, dentre elas a de levar Educação em Saúde, Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças a comunidade em que atua. Sendo considerado pelo MS o elo entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a população. A formação desses agentes atualmente fica sob a responsabilidade dos municípios e de acordo com pesquisas da área ainda há muita discrepância nesse processo, apesar das orientações curriculares para tal. Em vista deste aspecto e do reconhecimento destes agentes como elo entre SUS e população, esta pesquisa teve o objetivo geral de realizar um estudo de caso sobre a formação de agentes de saúde que atuam no município de Angra dos Reis. Para isso foi utilizada a seguinte metodologia: Pesquisa social qualitativa . Por meio das análises obtivemos os seguintes resultados: Os ACS como peça chave desta ligação da população com o SUS necessita se reconhecer como Educado, adquirir saberes necessários para transformar a visão da comunidade a seu respeito, que muitas vezes os veem como entregadores de resultado de exames e/ou marcadores de consultas. Desta forma para que este quadro mudo se faz necessário investimento em mão de obra (RH) e principalmente em formação adequada.
Keywords: Agentes comunitários de saúde
Educação em saúde
Prevenção de doenças
Capacitação de recursos humanos em saúde
Estratégia saúde da família
Angra dos Reis (RJ)
Community health workers
Disease prevention
Health human resource training
Health education
Disease prevention
Health human resource training
Family health strategy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA
Production unit: Instituto de Biologia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MÁXIMO, Michele. Um estudo de caso referente a formação dos agentes comunitários de saúde de três módulos de ESF do Município de Angra dos Reis. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MMaximo.pdf336.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.