Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14773
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um estudo de caso referente a formação dos agentes comunitários de saúde de três módulos de ESF do município de Angra dos Reis
Autor(es)/Inventor(es): Máximo, Michele
Orientador: Pinhão, Francine Lopes
Resumo: Os Agentes Comunitários de Saúde, hoje inseridos no programa de Estratégia de Saúde da família (ESF) do Ministério da Saúde (MS), possuem inúmeras atribuições, dentre elas a de levar Educação em Saúde, Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças a comunidade em que atua. Sendo considerado pelo MS o elo entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a população. A formação desses agentes atualmente fica sob a responsabilidade dos municípios e de acordo com pesquisas da área ainda há muita discrepância nesse processo, apesar das orientações curriculares para tal. Em vista deste aspecto e do reconhecimento destes agentes como elo entre SUS e população, esta pesquisa teve o objetivo geral de realizar um estudo de caso sobre a formação de agentes de saúde que atuam no município de Angra dos Reis. Para isso foi utilizada a seguinte metodologia: Pesquisa social qualitativa . Por meio das análises obtivemos os seguintes resultados: Os ACS como peça chave desta ligação da população com o SUS necessita se reconhecer como Educado, adquirir saberes necessários para transformar a visão da comunidade a seu respeito, que muitas vezes os veem como entregadores de resultado de exames e/ou marcadores de consultas. Desta forma para que este quadro mudo se faz necessário investimento em mão de obra (RH) e principalmente em formação adequada.
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde
Educação em saúde
Prevenção de doenças
Capacitação de recursos humanos em saúde
Estratégia saúde da família
Angra dos Reis (RJ)
Community health workers
Disease prevention
Health human resource training
Health education
Disease prevention
Health human resource training
Family health strategy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::MEDICINA PREVENTIVA
Unidade produtora: Instituto de Biologia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MÁXIMO, Michele. Um estudo de caso referente a formação dos agentes comunitários de saúde de três módulos de ESF do Município de Angra dos Reis. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMaximo.pdf336.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.