Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/14778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Paola Cordeiro-
dc.contributor.authorSouza, Deisiane Abreu de-
dc.date.accessioned2021-08-14T16:54:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUZA, Deisiane Abreu. Nutrição e alimentação nos livros didáticos do Ensino Fundamental e percepção da alimentação saudável. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14778-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subjectDieta saudávelpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectNutritonen
dc.subjectDiet, healthyen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.titleNutrição e alimentação nos livros didáticos do ensino fundamental e percepção da alimentação saudávelpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hage, Alice Silva Pereira-
dc.contributor.referee2Rocha, Ana Paula de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8843674802036272pt_BR
dc.description.resumoAo se falar em livro didático é pouco perceptível os caminhos pelo qual ao longo da história da educação foram trilhados para que hoje tenhamos um material adequado, estruturado e que entende os processos de aprendizagem individuais. No Brasil, o livro didático é o mais difundido, gerando uma indústria de milhões de cópias, o governo federal é o responsável por gerar os fundos para compra, visto que, é impossível estatisticamente, a população ter contato com uma literatura atualizada e de qualidade que garanta ao educando níveis de criticidade, informação e cientificidade. A educação nutricional tem de ser incluída dentro dos quesitos abordados em educação em saúde para assegurar hábitos saudáveis desde a infância. Como a maioria das escolas segue o livro didático como principal referencial para o ensino, e este influindo diretamente no processo de ensino aprendizado, deve trazer informações que possibilitem ao educando entendimento sobre sua alimentação e qualidade de vida, aspectos como alimentação desbalanceada, sedentarismo e hábitos alimentares. Mediante análise de trabalhos apresentados na área com o mesmo tema, vemos a atualidade e necessidade de discussão da nutrição e educação para saúde, que deve ser bem construída desde a infância. Noções primordiais de higiene pessoal, coletiva e com os alimentos para bom desenvolvimento físico, intelectual e psíquico. O trabalho em questão não se fixa em dizer se tais livros são “bons ou ruins”, mas vê como necessidade de investigação que através do aprendizado, o educando tenha uma ideia completa sobre alimentação saudável. Portanto, é de extrema importância que o professor se atente e perceba os desafios de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::DIETETICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DASouza.pdf2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.